A TORCIDA FEMININA MAIS BONITRA DO BRASIL DESFILA NO BLOG PÁTRIA BOTAFOGO.

ORGULHO DE SER BOTAFOGUENSEORGULHO DE SER BOTAFOGUENSE BOTAFOGO O DECIMO SEGUNDO MAIOR CLUBE DO SÉCULO - FIFA BOTAFOGO O CLUBE QUE MAIS CEDEU JOGADORES A SELEÇÃO BRASILEIRA BOTAFOGO O ÚNICO CLUBE TETRA CAMPEÃO CARIOCA 32,33,34,35 BOTAFOGO O CLUBE DO ESCUDO MAIS BONITO DO MUNDO ELEITO INTERNACIONALMENTE BOTAFOGO DONO DA MAIOR GOLEADA DO FUTEBOL BRASILEIRO EM TODOS OS TEMPOS 24 X 0 BOTAFOGO O ÚNICO CLUBE DO BRASIL A TER DOIS JOGADORES NA LISTA DOS MELHORES DE TODOS OS TEMPOS - FIFA BOTAFOGO O MAIOR CELEIRO DE CRAQUES DA HISTÓRIA DO FUTEBOL MUNDIAL BOTAFOGO O ÚNICO CLUBE BRASILEIRO CAMPEÃO EM TERRA MAR E AR EM UM MESMO ANO BOTAFOGO O ÚNICO CLUBE CAMPEÃO EM TRÊS SÉCULOS DISTINTOS BOTAFOGO O CLUBE RECORDISTA EM INVENCIBILIDADE NO FUTEBOL BRASILEIRO 8 MESES INVICTO
picasion.com

FALANDO EM FAMÍLIA - ELES JOGARAM POR AMOR AO BOTAFOGO

Milton da Cunha Mendonça - Mendonça a maior estrela do Botafogo nos anos 80.

A estrela solitária dos anos 80. Mendonça surgiu na época em que o clube passava por sua maior crise de toda história sem grandes nomes sem grandes craques, ele foi o único grande nome a ser revelado num espaço de 10 anos. Sua primeira oportunidade nos profissionais surgiu em 1975, entrou para não mais sair até 1982 longos 7 anos de dedicação total e busca incessante por um título por seu clube do coração. Porém como por uma peripécia do destino botafoguense que proíbe seus maiores apaixonados a se tornarem campeões pelo clube a exemplo de Heleno de Freitas, Mendonça não conseguiu esse objetivo. Mas isso também a exemplo de Heleno , não impediu que ficasse marcado para sempre na história do Glorioso.
Quem viu como eu, diz com toda tranquilidade que foi o maior em sua posição sendo desta vez injustiçado por treinadores de seleção brasileira da época.
Não foram poucas as vezes que jogou por vários meses sem salários com o mesmo afinco e a mesma raça para defender a gloriosa camisa, e não foram poucas as vezes que salvou o time de derrotas desastrosas, praticamente levando o time as costas, pois muitos de seus companheiros não compartilhavam do mesmo sentimento e mesmo amor incondicional ao Botafogo. Obrigado Mendonça por seus 118 lindos gols de voleio, de virada, de cabeça, de penalty, de falta que era sua marca registrada, enfim gols de todas as formas que nos enchiam de orgulho em pleno jejum. Gols de um craque que nos fazia  ter esperança de dias melhores sempre pois você nunca desistia e assim sua mensagem dentro de campo ecoava nas arquibancadas pedindo para nunca deixarmos de acreditar.Obrigado pelas 342 vezes que vestiu com todo amor e honrou a camisa 8 do Botafogo de Futebol e Regatas. Por isso nossa gratidão eterna a você Mendonça, nosso grande ídolo.



****************************************************************

Heleno de Freitas por oito anos artilheiro e maior estrela dos anos 40.

Heleno além do maior nome do Botafogo entre 1940 e 1948 foi também a expressão máxima de um jogador que jogava por amor a camisa. Ele chegava a cobrar dos companheiros veementemente por raça e disposição alertando que não estavam em um clube qualquer mas estavam no botafogo.
Uma das frases mais marcantes de Heleno foi essa: Eu não sou jogador de futebol, eu sou jogador do BOTAFOGO!
Por estas e muitas outras demonstrações de amor incondicional ao glorioso bem como sua grande técnica e categoria com a bola é que Heleno teve seu nome marcado para sempre na história do Botafogo.
Nunca foi campeão pelo clube que amou com todas as forças, mas sua vontade de vencer e toda sua garra o fizeram um eterno campeão nos corações de todas as posteriores gerações de torcedores botafoguenses.
209 gols em 235 jogos honrando a camisa do Botafogo e muitas e muitas declarações de amor incondicional ao botafogo, formam o legado de Heleno de Freitas para todas as gerações alvinegras.

********************************************************************************
                                              Nilton Santos - A Enciclopédia do futebol
Nilton Santos o maior ídolo da história do Botafogo foi descoberto em 1948 na praia jogando pelada com amigos um oficial da Aeronáutica o viu jogar e impressionado o levou ao Botafogo onde tinha ligações. O garoto foi aprovado nos treinos e estreou no mesmo ano e só saiu ao encerrar a carreira em 1964. Nilton era quando jogava, e é ainda hoje um exemplo de amor ao clube que o revelou e o consagrou no mundo do futebol. Seu talento incomum no trato com a bola e toda todo seu conhecimento dentro de campo o levaram a ser eleito pela FIFA como o maior lateral de todos os tempos da história do futebol. Foi Nilton o primeiro defensor a cruzar alinha do meio de campo para apoiar o ataque causando uma total revolução no futebol, pois naqueles tempos era loucura um lateral que originariamente só podia defender, passar do meio para frente. Mas Nilton estava tão a frente de seu tempo que o fazia com total segurança e eficiência tanto que as vezes até marcava seus gols. Em 2000 foi eleito pela FIFA como o maior lateral de todos os tempos fazendo justiça ao apelido de enciclopédia do futebol.



Mas o fato que mais marcou a trajetória de Nilton, foi o de ter sido fiel ao Botafogo por toda sua carreira. Jamais se viu tentado a sair apesar de propostas terem surgido aos  montes. Só vestiu a camisa do Botafogo e da seleção brasileira que afinal era apenas uma extensão do próprio Botafogo. Até hoje ele conta suas histórias e sobre como assinava contratos em branco por pura confiança no clube e por puro amor e respeito as cores do glorioso. Por estas e outras que Nilton Santos é reverenciado unanimemente pela torcida do Botafogo em todos os lugares desta terra.

******************************************************************************************************

                                  Carvalho Leite - Maior ídolo do Botafogo na década de 30

Nossa infindável galeria de ídolos apresenta uma invejá lista de jogadores que davam seu suor e sangue se preciso.  Carvalho Leite foi um desses seletos craques que só podia mesmo ter aparecido no glorioso mantendo assim a mística do Botafogo de sempre apresentar ao mundo jogadores incríveis e marcantes.
Porém Carvalho Leite tem uma importância tremenda para o clube devido as suas colaborações dentro e fora do campo pois jogando se tornou o grande artilheiro e ídolo nos anos 30 sendo decisivo em 30-32-33-34-35. Foram ao todo 273 gols em 326 jogos. Só foi superado por Quarentinha já em meados da década de 50.
Mesmo depois de parar de jogar Carvalho Leite ainda continuou trabalhando como médico no Botafogo e até foi treinador em algumas eventualidades. Pelos gols pelo amor ao clube e todos os serviços prestados é que devemos honrar também o nome de Carvalho Leite como uma das grandes estrelas na constelação botafoguense.




Nenhum comentário:

Postar um comentário