A TORCIDA FEMININA MAIS BONITRA DO BRASIL DESFILA NO BLOG PÁTRIA BOTAFOGO.

ORGULHO DE SER BOTAFOGUENSEORGULHO DE SER BOTAFOGUENSE BOTAFOGO O DECIMO SEGUNDO MAIOR CLUBE DO SÉCULO - FIFA BOTAFOGO O CLUBE QUE MAIS CEDEU JOGADORES A SELEÇÃO BRASILEIRA BOTAFOGO O ÚNICO CLUBE TETRA CAMPEÃO CARIOCA 32,33,34,35 BOTAFOGO O CLUBE DO ESCUDO MAIS BONITO DO MUNDO ELEITO INTERNACIONALMENTE BOTAFOGO DONO DA MAIOR GOLEADA DO FUTEBOL BRASILEIRO EM TODOS OS TEMPOS 24 X 0 BOTAFOGO O ÚNICO CLUBE DO BRASIL A TER DOIS JOGADORES NA LISTA DOS MELHORES DE TODOS OS TEMPOS - FIFA BOTAFOGO O MAIOR CELEIRO DE CRAQUES DA HISTÓRIA DO FUTEBOL MUNDIAL BOTAFOGO O ÚNICO CLUBE BRASILEIRO CAMPEÃO EM TERRA MAR E AR EM UM MESMO ANO BOTAFOGO O ÚNICO CLUBE CAMPEÃO EM TRÊS SÉCULOS DISTINTOS BOTAFOGO O CLUBE RECORDISTA EM INVENCIBILIDADE NO FUTEBOL BRASILEIRO 8 MESES INVICTO
picasion.com

OS GRANDES GOLEIROS DO BOTAFOGO

Todo grande time começa com um grande goleiro e no botafogo a tradição vai muito além disso.



O primeiro a obter grande destaque no gol alvinegro foi manga.
Haílton Corrêa de Arruda - Manga

No início dos anos 60 um goleiro recém contratado pelo Botafogo começou a atrair a atenção de todos devido a sua grande agilidade e elasticidade. Manga conseguia se contorcer em pleno ar como se fosse um atleta de ginástica olímpica.Essa caraterística logo fez com que ele alcançasse destaque a nível nacional e como consequência passou a ser nome certo em convocações para seleção brasileira 

Após a saída de Manga, Cao começou a brilhar no gol do Botafogo
Luiz Carlos Pires de Queiroz - Cao

Pouco se sabe sobre Cao a respeito de suas condições técnicas, mas levando-se em conta seu currículo desde que chegou ao botafogo ainda nas categorias de base, pode-se estimar que tenha sido um exelente goleiro.Chegou na base em 1965 e foi campeão carioca juvenil, campeão do torneio início de 67, bi campeão da taça Guanabara 67 reserva de Manga/68 titular, campeão brasileiro 68 titular,campeão dos torneios hexagonais do México 68 e Caracas -Venezuela 70.
Um currículo que nos mostra que Cao honrou as tradições de bons goleiros do Botafogo.



1975 surge a estrela Zé Carlos
José Carlos Pessanha - Zé Carlos

Revelado nas categorias de base do botafogo o garoto Zé Carlos enfrentou sua prova de fogo durante um clássico entre botafogo e flamengo em que o titular Ubirajara se machucou e ele entrou no segundo tempo e aos 42 minutos acontece uma falta próxima da área e todos diziam que era gol porque zico batia bem na bola e o garoto não tinha experiencia alguma. Pois veio a cobrança que todos viam que entraria no limite do ângulo, mas para espanto de todos o rapaz não só defendeu com um vôo sensacional como caiu com ela grudada. Depois disso enquanto Ubirajara se recuperava Zé Carlos teve sequência e tornou-se titular sendo também convocado para a seleção brasileira que foi aos jogos olímpicos de 1975. Em 78 foi eleito o melhor goleiro do brasil pela revista manchete e ganhou um prêmio.Neste ano ele participou de todos os jogos da famosa e imbatível marca do botafogo de passar 52 jogos invicto. Infelizmente ao final deste mesmo ano 78 ele sofreu um acidente que lhe causou fraturas nas duas pernas e teve que passar dois anos se recuperando. Toda crônica esportiva tinha Zé Carlos como nome certo na seleção de 1982 mas esse acontecimento impediu que ele brilhasse na copa.


Paulo Sergio o pequeno grande
Paulo Sérgio de Oliveira Lima - Paulo Sérgio

Embora fosse considerado de baixa estatura para a posição de goleiro Paulo Sérgio foi mais um a provar que tamanho não é documento. Com muita plástica desenvoltura e elasticidade ele desafiava todas as estatísticas que o apontavam como incompatível para a posição.
Com o acidente de Zé Carlos em 78 o botafogo ficou carente de um goleiro de referência por 2 anos, até que em 1980 Paulo Sérgio chegou para suprir essa carência e fez mais do que isso suas atuações o levaram a copa de 82 embora tenha sido reserva muitos críticos do futebol antes e depois da copa mantinham o discurso de que a melhor opção seria Paulo Sergio como titular.

Ricardo Cruz. Pouco lembrado mas muito importante na história do Botafogo.
Ricardo da Cruz Cerqueira - Ricardo Cruz

Imagine só a responsabilidade do goleiro Ricardo Cruz que só conhecia banco nos clubes pequenos onde iniciou a carreira até ser contratado para ser titular do Botafogo em 1989. Certamente ele teria muito que provar, provar que era injustiçado,provar que poderia ser titular até em um time grande, provar que tinha condições de ser campeão por um clube grande e principalmente provar que poderia ser considerado um grande goleiro. E realmente ele provou isso com sobras não só ajudou o Botafogo no histórico título de 89 como foi Bi Campeão em 90. A imagem que certamente muito botafoguense lembra é de um lance no jogo decisivo de 89 um cruzamento vindo da esquerda do ataque do flamengo em que Bebeto acertou uma cabeçada em que a bola subiu e descaiu com muita velocidade e parecia já estar entrando no ângulo quando as pontas dos dedos de Ricardo aparecem na imagem colocando a escanteio, uma defesa fantástica digna de um campeão e de quem já não tinha mais nada a provar.


Uma menção honrosa deve ser dada ao goleiro campeão da Conmebol 93
William Bacana - de boné a direita em pé.
Participou de toda campanha do título da Conmebol 1993 o primeiro título internacional oficial do Botafogo.
Embora este time não tenha sido formado por grandes nomes merece destaque. O goleiro William teve grande atuação na final e foi decisivo nas penalidades que definiram o Botafogo como campeão.




Em decisões ele fechava o gol. Wágner o grande das decisões
Sebastião Wágner dos Santos - Wágner.
Wagner já fazia parte do grupo de jogadores do Botafogo na conquista da Conmebol 93 mas não jogou. Terminada a competição o novo contratado entrou em ação.Teve algumas dificuldades no início e ficou marcado por algumas falhas principalmente e curiosamente em jogos a noite, fato este que logo despertou desconfiança da torcida sobre sua condições para  defender o Botafogo. Mas assim como Ricardo Cruz, Wagner também tinha que provar que podia sim defender e fazer história no Botafogo e sua persistência e esforço e trabalho o levaram mais tarde até a ser cogitado para seleção brasileira, fato que não ocorreu por simples despeito da CBF pois claramente ele foi o melhor goleiro do Brasil pelo menos por três temporadas. A consagração e afirmação vieram em 1995 quando Wagner operou verdadeiros milagres nas finais contra o Santos. Fechou o gol também nas finais do Carioca de 1997, Rio São Paulo 1998, fez história na Espanha ao fazer grandes defesas nos jogos do torneio Tereza Herrera 1996 e defender dois pênaltis do time da Juventus na decisão por penalidades, que deu o título ao botafogo.
Por tudo isso depois de ser contestado ao chegar, ao sair foi ovacionado como o grande das decisões.


Jefferson o melhor goleiro do Brasil na atualidade
Jefferson de Oliveira Galvão - Jefferson

Não teve um bom início de carreira no cruzeiro e foi emprestado ao botafogo em 2004 e quando chega ao botafogo logicamente o goleiro cresce de produção e com Jefferson não foi diferente seus dias de más atuações terminaram alí para dar sequencia a uma carreira altamente positiva no cenário nacional e internacional.Cresceu tanto no botafogo que despertou interesse do Árabes em 2005 posteriormente de 2008 a 2009 esteve no futebol Turco. Enquanto isso alguns goleiros tentavam ganhar destaque no gol botafoguense mas sem sucesso e isso contribuiu para que Jefferson voltasse ao Brasil e ao Botafogo em 2009 para retomar sua posição de titular do glorioso e para alcançar desta vez destaque maior ainda que o da primeira passagem pois desta vez ele passaria  integrar a lista da seleção brasileira em várias convocações.
Após a troca de treinador na seleção, Jefferson vem sendo esquecido e as consequências tem sido visíveis o selecionado brasileiro vem sofrendo gols que em lances parecidos, o botafogo não leva, enfim vai entender que tipo de critério é esse né? ou não sabem nada de observação!
Mas o importante é que a torcida do Botafogo sabe que tem segurança total pra defesa da meta Alvinegra.
Tem Jefferson o melhor goleiro do Brasil. 



De 1960 para cá são esses os que mais se destacaram no gol do Botafogo. Se você lembra de mais algum que em sua opinião mereça destaque deixe sua indicação e ele será incluído.












20 comentários:

  1. Depois de 1960 faltam dois grandes: Wendell (que começou na reserva de Cao e chegou à seleção) e Ubirajara Mota (que foi campeão pelo Bangu em 1966 e veio depois de Wendell). Menção para Alves.
    E antes de 1960, em ordem cronológica descendente: Adalberto, Amauri, Oswaldo Baliza, Ary, Aymoré Moreira, Alberto, Roberto Gomes Pedrosa, Victor, Germano, Álvaro, Boggerth e Coggin. Mais algum?

    ResponderExcluir
  2. Não vi a foto do goleiro Ronaldo Pereira

    ResponderExcluir
  3. Quem é o goleiro Zé Carlos que jogou o campeonato Carioca de 1992, ele revezou com o Marcelo Lourenço e o Willian.

    A fisionomia e a procedência desse goleiro pra mim é um mistério.

    ResponderExcluir
  4. Ubirajara Alcântara teve boa passagem também

    ResponderExcluir
  5. Pra ser honesto, eu só gostei de WENDELL e Paulo Sérgio. Os outros podem ter sido bons, ótimos goleiros, mas pra mim eles foram os melhores, time de meu PAI.

    ResponderExcluir
  6. Porque ñ colocaram Luis Carlos?Ñ entendi?Muita injustiça...

    ResponderExcluir
  7. Gatito Fernandes também há pode ser considerado

    ResponderExcluir
  8. Manga foi o melhor, mas Wagner foi o mais importante.

    ResponderExcluir
  9. Faltou o Borrachinha, o Max e até mesmo o Júlio César, o cachaça, que hj está no Grêmio.

    ResponderExcluir
  10. Conheço todos e inclusive tive o prazer ver alguns jogarem inclusive o manhã e é uma grande injustiça não colocar o Wendel

    ResponderExcluir
  11. Cadê Osvaldo Baliza e Wendell nessa lista?

    ResponderExcluir
  12. Acho que Wendel e Ubirajara Alcântara mereciam estar na página dos grandes goleiros do Fogão.

    ResponderExcluir
  13. Manga o maior goleiro de todos os tempos, não do Botafogo, do Brasil.
    Zé Carlos com certeza teria uma história brilhante, não fora acometido daquele acidente.

    ResponderExcluir
  14. Não colocaram o goleiro Luiz Carlos. Por quê? Ele atuou no Botafogo de 1977 à 1987. 10 anos não é nada?

    ResponderExcluir
  15. Esqueceram do goleiro do time tetracampeão de 1932/1933/1934/1935, o Victor, que tinha o apelido de "Gatinho", pois tinha há agilidade de um gato.

    ResponderExcluir
  16. Tem algum goleiro do Botafogo que veio do Rio Grande do Norte chamado Berto?
    Ele é natural de tenente Ananias/RN???

    ResponderExcluir
  17. A História não mente, mai Omite, para relatar fatos reais é preciso ter Memória, conhecimento e Honestidade, vejo uma linda matéria de Goleiros Fogão e não vi a minha Imagem. Atuei por 10 anos vários Títulos Regionais 2 RECORDS MUNDIAL 💯 Partidas Invictas em duas Temporadas, Intitulada por Deny Menezes o Camburão. Prá encerrar com Tristeza não Devia ter Encerrado a Carreira no Alge aos 33 Anos, pois tinha Muito prá Aturar, Futebol e Qualidade. SAUDAÇÕES ESTRELAS CADENTES SE BRILHANTE.UBIRA ALCANTARA

    ResponderExcluir