Botafogo campeão Carioca de 1930
Em 1930 iniciou-se mais um ciclo de triunfos do futebol do Botafogo ao se tornar campeão daquele ano.
Tradição de revelar grande craques já fazia parte da historia do clube entre eles os mais destacados foram Nilo o grande artilheiro daquele ano seguido de Carvalho Leite o primeiro grande ídolo alvinegro e Patesko.
Esta geração deu ao botafogo o até hoje invejado tetra campeonato carioca 32,33,34,35.
O time também foi o campeão da copa dos campeões estaduais de 1930, porém este campeonato foi disputado em 1931.
Carvalho Leite - ídolo botafoguense da década de 30.
Num total de 5 anos de hegemonia completa do futebol carioca e brasileiro o time do botafogo conquistou 5 títulos o tetra e o campeão dos campeões estaduais. Os números impressionavam e só confirmavam que não a toa foi lhe dado apelido de O Glorioso, foram 113 jogos, 75 vitórias, 22 empates e somente 16 derrotas.
320 gols marcados, dos quais 79 foram de Carvalho Leite e 176 sofridos.
Tal campanha levou o nome do clube a alcançar destaque internacional sendo convidado a fazer sua primeira excursão ao exterior, convidado por clubes do México e EUA. Foram realizados 9 jogos dos quais o time venceu 6.
Outra marca impressionante alcançada pelo Botafogo aconteceu em 1934 quando o clube cedeu praticamente todo time para seleção brasileira que disputou a copa de 34 na Italia. foram 10 ao todo incluindo os dois goleiros. Os convocados foram os goleiros Germano e Pedrosa, depois Carvalho Leite, Patesko, Waldyr, Attila, Canalli, Ariel, Martin Silveira e Octacílio.
1938 entrou para história pois marcou a reinauguração de Estádio de General Severiano e o clube estava bem na competição porém novamente cedeu grande parte do plantel para a seleção na copa de 38 na França. Desta vez foram 5 convocados.
Em 1938 chegou ao clube aquele que viria a ser o primeiro grande craque e artilheiro com grande identificação com o clube, Heleno de Freitas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário