A TORCIDA FEMININA MAIS BONITRA DO BRASIL DESFILA NO BLOG PÁTRIA BOTAFOGO.

ORGULHO DE SER BOTAFOGUENSEORGULHO DE SER BOTAFOGUENSE BOTAFOGO O DECIMO SEGUNDO MAIOR CLUBE DO SÉCULO - FIFA BOTAFOGO O CLUBE QUE MAIS CEDEU JOGADORES A SELEÇÃO BRASILEIRA BOTAFOGO O ÚNICO CLUBE TETRA CAMPEÃO CARIOCA 32,33,34,35 BOTAFOGO O CLUBE DO ESCUDO MAIS BONITO DO MUNDO ELEITO INTERNACIONALMENTE BOTAFOGO DONO DA MAIOR GOLEADA DO FUTEBOL BRASILEIRO EM TODOS OS TEMPOS 24 X 0 BOTAFOGO O ÚNICO CLUBE DO BRASIL A TER DOIS JOGADORES NA LISTA DOS MELHORES DE TODOS OS TEMPOS - FIFA BOTAFOGO O MAIOR CELEIRO DE CRAQUES DA HISTÓRIA DO FUTEBOL MUNDIAL BOTAFOGO O ÚNICO CLUBE BRASILEIRO CAMPEÃO EM TERRA MAR E AR EM UM MESMO ANO BOTAFOGO O ÚNICO CLUBE CAMPEÃO EM TRÊS SÉCULOS DISTINTOS BOTAFOGO O CLUBE RECORDISTA EM INVENCIBILIDADE NO FUTEBOL BRASILEIRO 8 MESES INVICTO
picasion.com

sexta-feira, 29 de março de 2013

A CRIAÇÃO DO FUTEBOL






Botafogo de 1904 a 1906





Em 1904 alguns garotos do bairro  Botafogo no Rio de Janeiro, com idades entre 14 e 17 anos souberam da formação de um clube de futebol em um bairro vizinho e resolveram formar um time em seu bairro também para jogar contra. Como naquela época
o remo era o esporte mais popular praticado só por homens mais adultos e bem preparados fisicamente, para os mais jovens não havia muitas atrações para preencher as horas dos finais de semana. A ideia partiu de Flávio Ramos então com 14 anos que influenciou entusiasticamente ao seu grande amigo Emanuel Sodré e assim a vários outros meninos do bairro.
No dia 12 de agosto de 1904 se reuniram pela primeira vez em um casarão de esquina com Humaitá e Largo dos Leões e ali oficializaram o novo clube. Um dos jovens havia estudado na Itália e por lá aprendeu a gostar de futebol e admirar o time da Juventus de Turim que foi fundado em 1897 e seu uniforme com a camisa listrada em preto em branco, as mesmas cores foram sugeridas ao novo clube e logo foram aprovadas por unanimidade. Mas faltava o nome e como eles haviam encontrado um talão de uma instituição já inexistente resolveram também por unanimidade aprovar o nome que ali estava, Electro Club.

Botafogo 1907

A segunda reunião aconteceu na casa da avó de Flávio Ramos, a Vovó Chiquitoca  que se mostrou surpresa disse que eles não tiveram imaginação pois se moram no bairro Botafogo o clube deveria ter o mesmo nome. Na mesma hora aprovaram as palavras e o clube passou a se chamar definitivamente Botafogo Football Club. Neste mesmo dia tomou posse a primeira diretoria e estava pronto o time para iniciar os treinamentos afim de disputar o primeiro amistoso. Foram derrotados, mas nada a se estranhar para um time jovem que jogou pela primeira vez e com o esquema suicida 2-3-5. No segundo jogo veio a primeira vitória e o primeiro gol da história do Botafogo aconteceu no dia 21 de maio de 1905 e saiu justamente dos pés de seu mentor Flávio Ramos.
Em 1906 a primeira conquista oficial o Botafogo sagrou-se campeão da Taça Cachambu, o primeiro torneio de futebol do Rio de Janeiro, para equipes iniciantes.
No primeiro campeonato carioca disputado no mesmo ano, o Botafogo ficou em 4º lugar e a primeira vitória foi contra o Bangu 1x0.


Em 1907 o primeiro título de campeão carioca que teve que dividir com fluminense devido a manobras extracampo do clube das laranjeiras. Esta foi a primeira grande sujeira em campeonatos cariocas.
Ocorreu que Botafogo e fluminense chegaram a última rodada empatados em todos os quesitos devido a uma série de acontecimentos estranhos de não comparecimento do internacional -RJ, para jogos.
O Botafogo então propôs ao adversário uma partida extra para decidir, visto que o regulamento não previa soluções para tal situação.O fluminense que desde aquela época já mostrava ser um clube medíocre não aceitou temendo perder o título, recusou-se a jogar e criou covardemente um grande problema que levou a liga a se desfazer. O problema só foi resolvido em 1996 quando o então presidente da Federação Carioca, Eduardo Viana dividiu o título de 1907 entre os dois.
O primeiro time do Botafogo teve a seguinte formação: Flávio Ramos,Victor Faria,João Leal,Basílio Vianna, Otávio Weneck,Adhemaro de Lamare,Normann Hime,Itamar Tavares,Alvaro Soares, Ricardo Rego e Carlos Bittencourt.









2 comentários:

  1. Bela história meu amigo!! Desde a idéia com os meninos que se juntaram para fundarem o clube, a vó do Flavio Ramos que resolveu pedir para mudar o nome do clube e sugeriu Botafogo para homenagear o bairro, e por fim, as florzinhas medrosas, querendo passar a perna na gente, começando a primeira trapaça no futebol carioca. Abraços

    ResponderExcluir
  2. É amigão é bom ir contando capitulo por capitulo pra todos verem que desde o início as cartas já estavam marcadas, e o botafogo sempre lutou contra eles dentro e fora de campo.

    ResponderExcluir