sexta-feira, 29 de março de 2013
O INÍCIO DE TUDO NO REMO - A PRIMEIRA PERSEGUIÇÃO E AS PRIMEIRAS GLÓRIAS
Rio de Janeiro início de 1894, alguns ex-sócios do Clube Guanabarense que existia desde 1874, foram a base para a criação do Grupo de Regatas Botafogo.Dois líderes revolucionários tinham um filho cada, estes ligados ao Grupo de Regatas Botafogo e isso
levantou suspeitas do governo contra o Botafogo que passou a ser perseguido e como era recém formado não tinha base para suportar e então o grupo se desfez provisoriamente. Devido a perseguição os jovens João Carlos de Melo e Frederico Lorena tiveram até que deixar o Rio de Janeiro e outro Jovem, Luiz Caldas foi preso e pouco tempo depois viria a falecer (Pode-se dizer que foi um mártir do botafogo). Após esse período turbulento as coisas se abrandaram e dos jovens que haviam saído do rio, Frederico Lorena retornou e junto com outros sócios que bravamente resistiram as pressões contrárias fundaram oficialmente em 1 de julho de 1894, o Club de Regatas Botafogo.
Iniciou-se então uma trajetória que culminaria na maior glória que uma embarcação poderia alcançar e que nunca mais foi alcançada por nenhuma outra, foi em 1899 quando os remadores do Botafogo componentes da embarcação Diva se tornaram campeões cariocas encendo todas as regatas da competição, um recorde jamais superado por outras equipes até hoje. Esta foi a primeira grande glória esportiva alcançada por uma equipe com o nome do Botafogo. Em 1902 mais um fato para entrar na história, o remador do Botafogo Antonio Mendes de Oliveira Castro deu ao clube a honra de ser o primeiro carioca a ser campeão brasileiro de Remo. Através destes títulos é que os botafoguenses podem se orgulhar de serem os únicos campeões em três séculos distintos, outro marco na historia do clube.
Consta nos registros da história do remo carioca que certo dia em uma competição os remadores do Botafogo lideravam com facilidade uma regata quando avistaram que uma embarcação precária e cheia de remendos de gesso estava indo a pique, movidos pela desportividade desistiram de sua vitória voltando e rebocando os náufragos que até então eram desconhecidos pois faziam sua estréia na modalidade, ao chegarem rebocados na linha de chegada identificaram-se como remadores do flamengo. Os vencedores desta regata foram os remadores do Vasco da Gama que vinham na segunda colocação e se aproveitaram da situação no ato de bravura e desportividade dos botafoguenses.
Conta-se que os remadores do Botafogo se sentiam protegidos e amparados quando todas as manhãs pela madrugada ao se levantarem para os treinos avistavam uma estrela solitária com intenso brilho que parecia emanar em seu fulgor toda força e persistência que precisavam para enfrentar as águas. Daí o estatuto do clube a colocar a estrela solitária como seu símbolo máximo. Nas camisetas estrela foi posta a altura do peito, do lado esquerdo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário